Festival de Cinema Brasileiro de Paris

Versão em português Françoise version

Obrigada a todos os que participaram do Festival na edição anterior!

Making of:





Para começar "com o pé direito" o ano de 2011, é com prazer que apresentamos a 13a edição do Festival do Cinema Brasileiro, que como todos os anos, acontecerá em Paris na sala de exibição Nouveau Latina.

Prepare-se para passar um mês de maio brasileiro, com filmes inéditos, encontros com diretores, debates e retrospectivas. Ficções, documentários, clássicos do cinema brasileiro e filmes que só poderão ser vistos em Paris durante o festival. Trinta longa metragens que apresentam ao público a diversidade da produção cinematográfica brasileira contemporânea, de 4 a 17 de maio!

Esse ano, o festival homenageará duas personalidades cujas obras atravessaram os anos e as fronteiras: Nelson Pereira dos Santos e Jorge Amado.

Nelson Pereira dos Santos
é considerado um dos diretores mais importantes do cinema brasileiro, um dos precursores do Cinema Novo, criador de inovações técnicas, narrativas e de novas temáticas cinematográficas no Brasil. Como mestre da linguagem cinematográfica, ele soube como ninguém adaptar para o cinema a intensidade das novelas de Jorge Amado. Os filmes fruto desse encontro são obras muito pessoais, que revelam ao mundo uma rara sensibilidade e beleza, sem perder o engajamenento com as preocupações sociais e políticas, que marcaram a vida desses dois criadores.


Pré-seleção dos filmes de Nelson Pereira dos Santos:

Rio, Zona Norte (1958)

Boca de Ouro (1962)

Vidas Secas (1963)

Azyllo Muito Louco (1969)

Como Era Gostoso o Meu Francês (1970)

Memórias do Cárcere (1984)

Jubiabá (1985)



A 13a edição do Festival homenageia Jorge Amado, o autor mais traduzido da literatura brasileira, morto aos 89 anos na cidade de Salvador da Bahia.

Uma retrospectiva de quatro filmes adaptados de suas novelas literárias será apresentada em Paris, para que o público francês possa conhecer melhor esse grande autor brasileiro: «Jorge Amado no Cinema».



Eventos paralelos ao Festival

Para acompanhar a 13a edição do Festival do Cinema Brasileiro, três outros eventos relacionados à cultura brasileira estarão acontecendo durante o período do festival em Paris:
 

 

"Encontro com Nelson Pereira dos Santos", organizado em parceria com a União Latina e la Maison de l'Amérique latine, no dia 5 de maio às 18h30 na Maison de l'Amérique Latine (217 Boulevard Saint-Germain - 75007 Paris), com a participação de Paulo António Paranaguá, jornalista no Monde, Marie-Christine de Navacelle, antiga Delegada do Cinéma du Réel e Lisa Ginzburg, diretora de cultura da União Latina. Encontro conduzido por Guiomar de Grammont, escritor e professor de filosofia da arte na UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto).

• Uma exposição de fotografia do artista brasileiro Pedro David, no primeiro andar do cinema Nouveau Latina, em parceria com a União Latina, que concedeu ao fotógrafo o prêmio « União Latina – Martín Chambi 2010 », por sua série Homem Pedra. Site do artista : http://pedrodavid.com/homempedra/


O lançamento do livro « L´odyssée du cinéma brésilien de l´Atlantide à la Cité de Dieu, la Renaissance du cinéma brésilien » de Laurent Desbois, éditions L'Harmattan, Paris.
 





 

Jangada association - visitez notre site


Festival du Film Brasilien de Montreal 2009 - visitez notre site


Festival du Film Brasilien de Toronto 2009 - visitez notre site

 

Facebook 12e Festival du Cinéma Brésilien de Paris



Newsletter jangada